Análise de resultados é algo essencial e comum em grandes e médias empresas. Ocorre que, no âmbito jurídico, o gestor advogado falha ao considerar que essa conjuntura não pode se encaixar aos escritórios de advocacia.
Analisar Indicadores para Melhorias do seu Escritório é uma condição essencial para colocar o seu negócio em outro estágio e instituir uma perspectiva de empresa.
Indicadores de desempenho ou, como popularmente conhecidos, KPIs (Key Performance Indicators), são dados que representam de forma aritmética o desempenho de atividades em um período definido. Eles ajudam os gestores na idealização dos resultados de performance de cada departamento e também no acompanhamento dos objetivos traçados no planejamento estratégico, analisando onde o escritório está e o que falta para chegar ao resultado pretendido.
Dessa forma, um escritório de advocacia que tem como funcionalidade principal consultoria e atendimento aos clientes pode aplicar como KPI uma medição de qualidade do atendimento como, por exemplo, nota média de Satisfação dos Clientes, além de outras métricas possíveis para esse caso.
Fato é que, é preciso se enquadrar nos novos tempos para não ficar para trás. Analisar indicadores para melhorias do seu escritório jurídico é essencial para entender onde você está e o que falta para alcançar a repercussão esperada. Deixe essa sugestão, pois a frase está repetida em paragrafo anterior)
Em um escritório de advocacia, podemos utilizar KPIs tanto para medir resultados financeiros e operacionais, quanto para medir o desempenho dos profissionais.
Esses Indicadores podem ser aplicados em um escritório de advocacia de maneiras diferentes, podendo ser quantitativas, qualitativas, estratégias e de desempenho. E na maioria das vezes os KPIs acabam possuindo conceitos já padronizados, mas o mercado jurídico possui uma série de peculiaridades inexistentes em outros segmentos, como manter o trabalho dos advogados em confidencialidade. Assim, implementar Indicadores para Melhorias do seu Escritório exige a criação de métricas específicas que precisam ser estabelecidas de acordo com a estratégia do escritório. O Fernandes & Dutra o auxiliará nessa tarefa.
Juntos iremos:
- Definir as informações que serão controladas:
Primeiramente, elaboraremos uma lista com todas as informações que precisam ser monitoradas. Podemos listar por exemplo: itens de faturamento, valores de honorários fixos, novos contratos, contratos com resultado ao final do processo. Essa lista precisa ser elaborada com a colaboração de todos os membros do escritório.
- Estabelecer objetivos de controle
Definiremos quais são os objetivos (qual é a finalidade) de se ter esses itens controlados, bem como qual é o impacto disso na empresa. Não existe um número exato de indicadores, mas teremos o cuidado para não criar um número absurdo de indicadores e não conseguir controlá-los e analisá-los. É melhor ter poucos indicadores, mas que, no plano prático, sejam efetivos.
- Selecione os seus indicadores
Estabeleceremos quais serão os indicadores que levarão as informações que você deseja. Você pode definir um indicador para cada pilar por exemplo: produtividade, financeiro, qualidade…
- Manter as informações atualizadas
Definir uma rotina de coleta de resultados e manter um painel visível e que seja constantemente atualizado; definir como os dados serão capturados. Será necessário um mecanismo adicional para gerar essas informações.
- Definir a periodicidade
Definir qual será o período retratado pelas informações contidas no indicador, por exemplo, você quer ver faturamento por mês? Faturamento por trimestre? Porcentagem de atraso de peças processuais por mês?
- Estabelecer métricas
Métricas são parâmetros de referência e de comparação estabelecidos pela empresa e servem de base para avaliarmos o resultado, verificando se estão de acordo com o esperado ou não. Se uma métrica de produtividade for 4, sendo ele um indicador – quanto maior melhor – e o resultados estiver em 2, podemos dizer que o nosso resultado está aquém do esperado.
Além de acompanhar e avaliar os seus resultados, é importante divulga-los aos demais membros da equipe. A disseminação estimula os colaboradores a serem mais engajados e a acompanharem o andamento dos resultados. Por isso, se possível, divulgar via e-mail, mural físico, ou outros meios disponíveis. O importante é fornecer as informações para a equipe.
Mas, é preciso ter em mente que analisar Indicadores para Melhorias do seu Escritório é uma tarefa cansativa e precisa de uma rotina estabelecida para que possa alcançar resultado. Além disso, os indicadores de desempenho precisam estar alinhados com a estratégia do seu escritório para que surta o efeito pretendido. Defina seus objetivos, quais informações você precisa, quais serão os indicadores que irão trazê-las, quais serão as métricas de comparação, qual será a periodicidade de coleta e como esses dados serão divulgados.
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