O mercado apresenta novos desafios quase que diariamente. Concorrência em constante desenvolvimento, mudanças de legislação que impactam o negócio e necessidade de inovar são alguns dos pontos recorrentes. Para superar esses empecilhos, muitas empresas recorrem a consultorias exclusivas. Essa estratégia pode ser decisiva, desde que a consultoria seja bem escolhida. Neste editorial, vamos apresentar razões para sua empresa contratar uma consultoria.
O passo preliminar é detectar fatores que possam ser aperfeiçoados para buscar um resultado mais satisfatório, de excelência. Por exemplo, se os gestores notarem uma dificuldade em controlar o orçamento, o recomendável é que contratem uma consultoria financeira, tendo em vista que, uma limitação no rendimento dos colaboradores é um indicador da necessidade de uma consultoria focada na melhoria da gestão de equipes.
- Busca pelo pioneirismo em seu segmento
A concorrência está acirrada em todos os segmentos. Somente as empresas que se remodelam são capazes de permanecer e manter as contas positivas. A contratação de uma consultoria é o caminho mais curto para essa remodelagem. Cabe ao gestor ter a percepção de qual área é mais sensível em seu segmento para buscar melhorias focadas.
Uma consultoria traz os conhecimentos mais recentes de seu campo de atuação com lições que agregam muito às empresas que a contratam. Essa busca pela excelência é determinante para o mercado definir quais empresas vão se destacar em relação as demais. Trata-se de um investimento com possibilidade de retorno em duas frentes: incremento dos resultados e aumento do nicho de atuação no mercado.
- Implementação de melhorias de gestão
Há uma ambiguidade recorrente entre gestores no momento de avaliação acerca da necessidade de se contratar uma consultoria. Muitos imaginam que essa iniciativa só é justificável quando há um problema grave comprometendo a rotina da empresa. Aqui vale o alerta: consultorias não são equipes de bombeiros sempre aptas a apagarem incêndios gerenciais. Certamente, são capazes também de resolverem problemas urgentes e específicos, mas vão muito além disso. Ter uma visão ampla a respeito das consultorias contribuirá para a extração do maior valor possível dos serviços por elas oferecidos.
Contratar uma consultoria viabiliza a implementação de melhorias gerenciais que impactam diretamente os resultados entregues aos clientes. Por vezes, os números podem até estar dentro do planejado, mas existe aquela margem para melhora ainda desconhecida. É nesse aspecto que uma consultoria pode fazer toda a diferença. Sua empresa não precisa de uma consultoria apenas se estiver com um problema específico, não obstante isso indique uma maior celeridade (ou necessidade.)
- Benefício de superar um problema específico
A contratação de uma consultoria também representa a oportunidade de solucionar um problema assíduo enfrentado pela empresa. Uma boa analogia surge ao considerar que, não existe um gasto desnecessário de energia e investimento em recursos na busca por soluções que não se mostrem eficazes. Uma boa consultoria oferece ferramentas mais assertivas para defrontar um problema que esteja desconcertando a rotina corporativa. Para isso, os líderes da empresa devem observar com atenção o planejamento e os últimos resultados. Esse exercício ajuda na identificação do que precisa ser aperfeiçoado.
Ø Propício custo-benefício
Líderes empresariais costumam ser reservados em relação à contratação de prestadores de serviço, ainda mais em tempos de corte de dispêndios. No entanto, é tudo uma questão de enfoque. A contratação de uma consultoria não pode ser compreendida como um gasto, mas um investimento no futuro da empresa. Os expedientes canalizados a este fim poderão ser revertidos em uma maximização dos lucros meses depois.
Claro que cada real investido no aperfeiçoamento da empresa deve ser bem pensado. Para economizar na contratação de uma consultoria, cabe à equipe gerencial fazer uma pesquisa minuciosa. O erro está em pensar que o problema desaparecerá de forma natural. Pode até acontecer, mas a empresa fica em constante risco quando há algo fora do eixo.
- Ganho permanente para a empresa
O custo-benefício na contratação de uma consultoria se estende à ideia de continuidade. O dinheiro investido se reverte inicialmente no aumento potencial dos resultados, conforme indicado anteriormente. Porém, existe também um ganho permanente do qual a empresa pode tirar proveito. O conhecimento adquirido por meio de uma consultoria não é perdido quando o contrato se encerra. Imagine que sua empresa fechou um acordo de três meses com uma consultoria financeira para melhorar a gestão dos recursos. Ao longo desse período, serão implementadas melhorias com foco na destinação das verbas. O processo gera um aprendizado bastante rico para os colaboradores da empresa, que passarão a adotar essas boas práticas.
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